quarta-feira, 22 de março de 2017

22/3 - Portal Luis Nassif DE HOJE

Mensagens de blog - Portal Luis Nassif


Posted: 22 Mar 2017 08:21 AM PDT
 O jornalista e blogueiro( Blog da Cidadania ),Eduardo Guimarães foi detido por policiais federais em sua casa,Paraíso,zona sul de São Paulo, e levado para a PF para depor de forma coercitiva,após mandado expedido pelo juiz Sérgio Moro,em São Paulo.
 Moro queria que Eduardo Guimarães revelasse a fonte que antecipou em seu blog, em fevereiro do ano passado,que Lula seria conduzido coercitivamente até a PF para depor sobre a Operação Lava-Jato,o que de fato veio a ocorrer um mês depois.
 Moro alega que Eduardo não é jornalista porque não tem diploma de jornalista e portanto teria que revelar a fonte que vazou sobre a futura condução coercitiva de Lula publicada em seu blog. 
 Em 2003 , a juíza Carla Rister,da 16 Vara Cível de São Paulo, decidiu que não era necessário ter diploma de jornalista para se obter o registro de jornalista.A grande mídia vibrou,afinal de contas vários de seus jornalistas não tinham diploma de jornalista,principalmente na TV GLOBO e no jornal O Globo.Foi uma longa discussão,com várias liminares para impedir a decisão da juíza.

 Em 2009 ,precisamente no dia 17 de junho, o STF decidiu,por 8 votos a 1 ,que não seria necessário o diploma de jornalismo para exercer a função de jornalista.E que a antiga obrigatoriedade do diploma era uma excrescência do regime militar, que tinha a clara finalidade de evitar que intelectuais contrários ao regime escrevessem em jornais e que comentassem em TVs.O famigerado Decreto-Lei 972/69,que regulamentava profissão de jornalista, foi derrubado.
 Moro sabe,mas seu poder tirânico desconhece a lei e a constituição.Porque um jornalista ,assegurado pela constituição de 1988,não é obrigado a revelar a sua fonte.
 O ex.jogadores Neto,Casagrande,Rivelino,Denílson,Caio,Juninho Pernambucano são formados em jornalismo ? O economista Delfim Neto,que escreveu por muitos anos no Valor Econômico, se formou em jornalismo ? Diego Mainardi se formou em jornalismo em que universidade ? E o historialista Élio Gáspari tem o diploma que tanto exige o Moro para infringir a constituição e obrigá-lo a revelar uma fonte ? E os outros blogueiros,têm o diploma ? E o grande Mino Carta,dono da revista Carta Capital, tem o diploma de jornalista ? Não !
 Moro,com este espúrio mandado contra o blogueiro Eduardo Guimarães fere a constituição ao obrigá-lo,como jornalista ,a revelar sua fonte e fere a liberdade de imprensa.Moro deveria ser severamente punido e afastado da Operação Lava-Jato imediatamente.
 O JN ,através de W. Boner,ele que defendeu o fim da obrigatoriedade do diploma para jornalista no Programa Observatório de Imprensa,comandado brilhantemente por Alberto Dines,em 2009,na TV Cultura, foi bem tímido em relação ao fato.Limitou-se a expressar as notas resumidas da Fenaj e dos Repórteres Sem Fronteiras.Nem a TV Globo e tampouco a Abert se manifestaram.
 Mais uma aberração do déspota Sérgio Moro.
 Blogueiros de todo Brasil,que não têm diploma de jornalista,abram seus olhos,Moro está de olho em vocês ! 
Posted: 22 Mar 2017 04:37 AM PDT

This posting includes an audio/video/photo media file: Download Now

Nenhum comentário:

Postar um comentário