quinta-feira, 11 de maio de 2017

11/5 - NEWSLETTER de Rogério Cerqueira Leite

 
Newsletter - Rogério Cerqueira Leite
 
 
05/2017
 
blog
 
Por Amaury Porto de Oliveira
O Nordeste Asiático – região onde interagem China, Rússia, Japão e as duas Coreias – é uma das poucas áreas do globo em que perduram conflitos vindos da Guerra Fria. A partição da Península coreana, a problemática do Mar do Norte da China e a questão de Taiwan são exemplos contundentes do fato, todos os quais sofreram o impacto da eleição de Donald Trump para Presidente dos EUA.
 
 
 
 
 

Como a crise global abalou a reputação dos economistas

A Petrobras, a Shell e os incrédulos...  
Por Luiz Gonzaga Belluzzo
No mundo desenvolvido ou, como querem alguns, nos países avançados, torna-se mais azedo o azedume com as recomendações e previsões de economistas.
Livros e artigos investem contra as cidadelas tão frágeis quanto soberbas da sabedoria econômica.
 
 
 
 
 

“Um aprendiz de Quixote”, por Maria Adélia

  A concentração da riqueza financeira per capita em 2016
Prezado Prof. Rogério,
Muito obrigada pelo seu livro e pelo privilégio de estar no grupo seleto daqueles das primeiras leituras e comentários críticos. Senti-me muito honrada pela sua lembrança e consideração.
 
 
 
 
 
untitled

Charges & Humor: Podridão

Por Laerte
 
 
 
 
 

Márcio Pochmann: “Brasil está sem rumo. Presença da indústria no PIB regrediu ao estágio de 1910”

Por Marco Weissheimer
Como você definiria o atual momento econômico que o Brasil está vivendo?
Se olharmos do ponto de vista histórico, essa é a quarta recessão que temos no país desde que o capitalismo aqui se instalou, sendo a terceira do período em que o Brasil se tornou urbano e industrial.

Os “Intelectuais” Homologados

Por Fran Alavina
Não é de hoje que os intelectuais passaram a exercer uma função midiática para além das antigas aparições públicas, nas quais a fala do acadêmico se apresentava como um diferenciador no âmbito do debate público.
 
 
 
 
 

Paz e morte para Richard Strauss

Por Rogério Cerqueira Leite
Um dos paradoxos da humanidade é que quanto maior a autoestima e o amor pela vida de um indivíduo, mais fácil é a conciliação com a morte e menos trágica a sua partida.
 
 
 
 
 

A verdade sobre a atual conjuntura venezuelana

Por Aline Piva
O Supremo venezuelano acaba de tomar uma decisão que tem levantado muitas controvérsias: a Sala Constitucional desse organismo deve assumir, de maneira temporária e conjuntural, algumas das funções da Assembleia Nacional para cobrir o estado de omissão constitucional que já se prolonga por mais de um ano.
 
 
 
 
 

Sobre a situação no Paraguai com o incêndio do Parlamento

Por Breno Altman
Desesperados e eufóricos, o que é compreensível, setores da esquerda brasileira caem na esparrela da mídia monopolista e vibram com os ataques incendiários de ontem (31/03) ao parlamento paraguaio.

Daniel Blake encontra Antonio Gramsci

Por Tarso Genro
Li, anotada num velho livro de leitura recorrente, uma frase que me parece ser de Benjamin, que faz todo o sentido recordá-la, no momento em que as forças do conservadorismo e da reação obtém duas vitórias estratégicas sobre o mundo do trabalho.
 
Newsletter - Rogério Cerqueira Leite
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário