sexta-feira, 16 de junho de 2017

16/6 - Pragmatismo Político DE 15/6

Pragmatismo Político


Posted: 15 Jun 2017 06:16 PM PDT
Míriam Leitão Rede Globo PT
Miriam Leitão
Os dois textos abaixo abordam o ‘bom mocismo’ da esquerda brasileira com base na denúncia da jornalista Miriam Leitão, da Globo, que alegou ter sido agredida por ‘militantes petistas’ recentemente em voo da Avianca (saiba mais aqui).
O primeiro texto é do cientista político Luis Felipe Miguel, publicado em seu Facebook. O segundo, do jornalista Miguel do Rosário, editor d’O Cafezinho.
BOM-MOCISMO É A MARCA DE UMA ESQUERDA QUE TEM MEDO DO EMBATE POLÍTICO
Luis Felipe Miguel
Eu não queria mais falar do affair Miriam Leitão, mas há algo que está incomodando demais. É a epifania que o episódio gerou em alguns, a visão de que há uma “selvageria” que a esquerda precisa a todo custo extirpar. Com argumentos delirantes e um bom-mocismo de gelar os ossos.
Primeiro, muita gente ignora um fato central: a tal agressão provavelmente nunca existiu. Há as incongruências do relato dela, há o timing estranhíssimo, há os depoimentos, vários, que a contradizem. Daí eu leio gente dizendo que não se pode duvidar da vítima. Isso, me perdoem, é uma demência. Há uma falha lógica. Se não houve agressão, não há vítima, então não há porque deixar de duvidar…
A regra de aceitar a denúncia da vítima como ponto de partida nasceu no contexto do descaso generalizado das polícias diante de casos de violência sexual. É uma regra muitíssimo razoável. Mas não implica negar a possibilidade de denúncia falsa, muito menos estabelecer um dogma de que qualquer pessoa que acuse outras de uma violência sempre merecerá crédito irrestrito e a despeito de quaisquer evidências contrárias.
Parece que o que sobra são algumas cantorias esparsas contra a Rede Globo em momentos isolados do voo, algo pouco educado, talvez, mas que nem de longe justifica tamanho auê. Muito menos que se compare com linchamento, amarrar em poste etc. É o tipo de discurso que evoca um clássico da minha infância, sempre útil para encerrar a discussão: apelou, perdeu.
Caso a agressão tivesse se desenrolado de fato da maneira como Leitão a narra, caberia discutir a gravidade dela. Eu, pessoalmente, acho que o escracho é algo sério, que deveria ser reservado para circunstâncias igualmente sérias. Acho, sobretudo, que é necessário pesar seu resultado líquido: escrachar um torturador tem certamente um resultado diferente de escrachar uma jornalista reacionária. O torturador é desnudado; a jornalista pode posar de mártir da liberdade de expressão. Portanto, o escracho no avião teria sido provavelmente uma besteira, um exercício mal direcionado de agressividade, uma catarse politicamente mal calculada. Mas está longe de ser um crime de lesa-humanidade.
Li também gente dizendo que não se podia escrachar Leitão porque ela é reacionária mas “sempre defendeu os direitos humanos”. Com que conceito de “direitos humanos” se está trabalhando, em que a proteção ao trabalhador e a garantia da velhice digna, por exemplo, não entram?
O meu incômodo, afinal, está nisso. Tanta indignação porque, aparentemente, está faltando finesse do nosso lado. Enquanto isso, a opressão cotidiana das maiorias continua normalizada. Antes que saquem a carta de gênero, não custa lembrar que, com o retrocesso nos direitos, as mulheres trabalhadoras são as primeiras vítimas do golpe que Leitão contribuiu, no limite das suas forças, para produzir. Então vamos pensar no tamanho da violência sofrida, entre a jornalista da Globo no avião e a operária, a balconista ou a camponesa, e calibrar nossa indignação de acordo.
Esse bom-mocismo é a marca de uma esquerda que tem medo do embate político, que vê o conflito social como diletantismo, que está focada na admiração de suas próprias qualidades.
Minha linha divisória não está nas boas maneiras; é quem quer a democracia e a garantia dos direitos contra quem não quer. Do lado de cá, tem gente rude, tem gente que perde a cabeça, tem gente que xinga, tem gente com uma visão política que acho limitada. Discordo, muitas vezes, às vezes posso até me exasperar, mas discordo estando do mesmo lado.
O caso de Míriam Leitão, mesmo que fosse verdade, estaria longe de justificar tamanha revolta moral. Afinal, estamos falando de política, do futuro de milhões de pessoas de carne e osso e do envolvimento muitas vezes apaixonado com causas e ideais. E no Brasil. Não estamos falando de um baile a fantasia em alguma Noruega mítica.
________________________________________________________________________
UM PEDIDO DE DESCULPAS
Miguel do Rosário
Eu quero pedir desculpas aos petistas presentes ao voo de Miriam Leitão. Provavelmente não disseram nada demais à jornalista e foram vítimas de uma campanha de difamação sórdida, que contaminou até mesmo jornalistas de esquerda, como este que vos fala.
O meu post em defesa de Miriam Leitão, conforme os que o leram na íntegra, traz inúmeras ressalvas ao possível exagero ou distorção do relato por parte da jornalista. Mas isso não foi suficiente, porque as ressalvas deveriam ter vindo no início do artigo, como premissa a todo o raciocínio.
Eu o escrevi, porém, com base numa preocupação. Independente de sua veracidade, ele representava um risco que eu precisava afastar imediatamente, que era atrair violência fascista contra o campo popular.
Miriam Leitão foi irresponsável, como de praxe. O que temos testemunhado, nos últimos anos, não são violências de “petistas” contra jornalistas, e sim de fascistas contra petistas e pessoas de esquerda em geral. E não são apupos politizados e quase delicados, como os que enfrentou Miriam Leitão durante o voo da Avianca, mas ofensas pesadíssimas, ameaças de morte, law fare, espancamentos, invasões e depredações de sindicatos e sedes de partido. Recentemente, essas violências evoluíram para crimes contra a vida de alguns companheiros do MST.
O texto de Leitão ignora tudo isso e, por isso, não só é profundamente desonesto, como é cúmplice dessas brutalidades, porque, ao pintar a si mesma, uma jornalista protegida por todos os poderosos do momento, como vítima, ela aumenta os riscos vividos por todas as pessoas que hoje, essas sim, vivem uma situação de extrema vulnerabilidade.
A suposta ironia que ela encontra no fato de ser chamada de “terrorista” por um dos petistas (e tenho certeza de que, se houve essa acusação, é obviamente no contexto de suas análises constantemente alarmistas, quando a economia ia bem, em contraste a seu ridículo chapa-branquismo no momento em que as coisas vão mal, sempre a depender do interesse político de seus patrões) existe, na verdade, como alguém lembrou, por ela trabalhar, hoje, na mesma empresa que sustentou a ditadura que a levou à cadeia.
Reitero, portanto: presto minha total solidariedade aos petistas, não apenas aos do voo de Miriam Leitão, como aos de todo país, difamados dia e noite pelo campo político do qual Miriam Leitão é uma das mercenárias mais bem pagas.
A esquerda brasileira é, seguramente, a esquerda mais pacífica, bem comportada e educada do mundo. A reação às acusações de Miriam Leitão mostram, inclusive, que ela é, em verdade, um tanto paranoica em relação a isso. A esquerda quer ser educada demais, bem comportada demais, pacífica demais.
A esquerda brasileira – ou pelo menos a sua suposta vanguarda política ou intelectual – tem neurose de bom mocismo.
Mea culpa, mea culpa, mea culpa.
Mas seria injusto, da mesma forma, exagerarmos esse defeito, até porque ele nasce, em verdade, de uma virtude, ou melhor, de um instinto, como eu já disse lá em cima: a preocupação de não estimular um clima de violência política que explode sempre no lado do campo popular.
As particularidades da nossa história política, e os fatos recentes confirmam isso de maneira trágica, nos tornaram uma esquerda extremamente cuidadosa contra o risco de ser descrita como truculenta, e, mediante esse artifício, ser exposta às truculências dos detentores do monopólio da violência.
No Brasil, o sistema de violência estatal se volta, sempre, contra aqueles que a mídia aponta como os “inimigos”: pobres, pretos, sindicalistas, membros de movimentos sociais, simpatizantes de partidos de esquerda, manifestantes contra o status quo.
Se você é um manifestante amigo da mídia, você estará para sempre protegido. Polícia, juízes, mídia, são todos seus amigos e protetores.
Se você não é amigo da mídia, cuidado!
A esquerda brasileira vive um ambiente tremendamente hostil do ponto-de-vista narrativo, porque sofre com uma das mídias mais violentas, fascistas e corruptas do planeta. De maneira que uma simples, educada e necessária manifestação política contra o monopólio da mídia, num vôo com a presença de uma jornalista da Globo, pode ser facilmente transformada em terrível violência verbal de bolcheviques enfurecidos, arrastando até mesmo experientes blogueiros e jornalistas de esquerda.
O caso Miriam Leitão é apenas mais um exemplo de que a grande mídia brasileira é o núcleo do golpe. É dela que partem, sistematicamente, os ataques mais canalhas.
A mídia brasileira não é vítima de nada. Ela é o verdugo mais cruel, brutal e impiedoso do povo brasileiro. O golpe – com todos os seus diabólicos desdobramentos jurídicos, políticos, econômicos e sociais – prova isso.
O principal esforço do campo popular deve ser remover a aura de “invisibilidade” da mídia. Ela deve ser mostrada como o principal partido político a ser combatido, e, portanto, os militantes petistas no voo de Miriam Leitão estavam ao lado da razão histórica.
Entretanto, pelos riscos e complexidades do tema, deve-se tomar sempre o cuidado de gravar qualquer manifestação contra a mídia.
Os petistas cometeram o erro básico de gravarem apenas vinte segundos de vídeo. Toda a manifestação deveria ter sido gravada. Miriam Leitão apenas esperou dez dias para se manifestar e só teve a coragem de fazê-lo, porque entendeu que, depois desse tempo todo sem publicar nenhum vídeo, os petistas não tinham registro do momento.
Essa é a principal lição desse episódio: gravem sempre, gravem tudo!
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook
O post Caso ‘Miriam Leitão’ revela que a esquerda brasileira é a mais pacífica do mundo apareceu primeiro em Pragmatismo Político.
Posted: 15 Jun 2017 02:36 PM PDT
relacionamento abusivo relato jovem
Uma jovem de 23 anos resolveu contar no Facebook o drama que viveu durante um ano de relacionamento abusivo.
Até o fechamento desta publicação, o texto da produtora de vídeo Nane Mastrodomenico já soma mais de 85 mil ‘reações’ na rede social, além de 36 mil compartilhamentos.
De maneira corajosa, a jovem não expôs apenas o seu rosto, mas prints de conversas em que é humilhada, xingada e maltratada pelo ex-namorado agressor.
“Vadia”, “Vagabunda”, Você tá morta”, “Filha da puta” são palavras recorrentes nas mensagens do rapaz que está identificado no topo da tela como Gustavo.
“Gostaria muito de ainda ter 22 para poder apagar da minha vida o que vivi durante quase 1 ano. Pensei muito sobre se deveria escrever sobre a minha vida ou não e decidi que sim. Decido que devo colocar para fora o que tanto me atormentava e decido, de alguma forma, ajudar mulheres que passam pelo o que passei. Estou falando de relacionamento abusivo e violência contra a mulher”, afirma.
“Completou 2 meses que consegui sair de algo que nunca imaginei entrar um dia. Hoje me sinto bem e confortável para compartilhar e falar sobre isso. Me envolvi com uma pessoa aparentemente encantadora, algo típico de um agressor. Eu tinha acabado de sair de um relacionamento de 3 anos e meio. Um relacionamento de verdade. Mas só hoje percebi essa verdade e quão bem tratada e respeitada como mulher eu era”, relata.
Veja a íntegra do depoimento:
Meu nome é Elaine e tenho 23 anos.
Eu gostaria muito de ainda ter 22 para poder apagar da minha vida o que vivi durante quase 1 ano.
Pensei muito sobre se deveria escrever sobre a minha vida ou não e decidi que sim. Decido que devo colocar para fora o que tanto me atormentava e decido, de alguma forma, ajudar mulheres que passam pelo o que passei.
Estou falando de relacionamento abusivo e violência contra a mulher.
Menina, não se culpe nunca! Tenho certeza que assim como eu me culpava, você guarda muita culpa e angustia no seu coração.
Tem coisas que não conseguimos encontrar razões, tem coisas que não entendemos o motivo de estar acontecendo em nossas vidas… Mas esteja certa de uma coisa: só VOCÊ pode sair dessa. Só VOCÊ pode fazer esse sofrimento acabar! Seja forte!
Completou 2 meses que consegui sair de algo que nunca imaginei entrar um dia. Hoje me sinto bem e confortável para compartilhar e falar sobre isso.
Me envolvi com uma pessoa aparentemente encantadora, algo típico de um agressor.
Eu tinha acabado de sair de um relacionamento de 3 anos e meio. Um relacionamento de verdade… Mas só hoje percebi essa verdade e quão bem tratada e respeitada como mulher eu era.
Eu era.
Eu era uma menina feliz, eu era uma menina vaidosa, eu era uma menina esforçada e dedicada no trabalho, eu era uma menina alto astral, eu era uma menina que hoje me espelho e me trato na psicoterapia para voltar a ser ela… E graças a Deus estou conseguindo.
Me desculpa mãe, por ter sido fraca.
Mas eu apanhei.
Eu apanhei, eu fui humilhada, eu fui maltratada, eu magoei pessoas que queriam o meu bem, eu estava cega e acreditava no amor.
Acreditava nas promessas e arrependimentos do agressor.
Acreditava realmente que eu seria burra se não o perdoasse. Eu iria perder um cara carinhoso que cuidava de mim e que me dizia: “VOCÊ É A MULHER DA MINHA VIDA”.
Como pude entrar num círculo tão vicioso?
Infelizmente entramos. E entramos de cabeça!
“O agressor te olha nos olhos e te convence de que quer te dar tanto amor, que você seria uma burra se fosse embora. Ele está arrependido, e a culpa da coisa acabar não vai ser dele porque te machucou, vai ser sua porque não foi capaz de perdoar e tentar de novo. Não importa quantas vezes isso se repita.”
E isso se repetiu quatro vezes. Eu apanhei quatro vezes.
Apertões, sacudidas, chute na barriga, soco na nuca, soco no braço, tapa na cara, jogada no chão, cuspida no meu rosto…
Por ciúmes. Por paranóias que ele causava. Eu apanhei por ele imaginar coisas.
A ordem era sempre a mesma: CARINHO – EXPLOSÃO – ARREPENDIMENTO/DESCULPAS – CARINHO – EXPLOSÃO – ARREPENDIMENTO/DESCULPAS – CARINHO – EXPLOSÃO….
“O agressor te faz sentir pena dele por ser descontrolado, antes que você sequer tenha tempo de sentir algo por si mesma.”
Eu me sentia culpada. Achava também que realmente merecia ouvir palavras e xingamentos tão sujos.
Da boca dele escutei muitas coisas que tinha vergonha de contar para alguém. E então sofria calada. Eu o amava. Era vista como tonta.
“Vadia”, “Vagabunda”, “Maldita”, “Desgraçada”, “Filha da Puta”, “Biscate”, “Mentirosa de merda”, “Você tá fodida na minha mão”, “Que vontade de quebrar você no meio”, “Você tá morta”.
Eu realmente estava morta. Tinha morrido por dentro. Não saia para lugar nenhum, não conversava com mais ninguém. Vivia em função de uma pessoa que me maltratava.
Meus novos amigos eram os amigos dele.
Eu tinha medo do agressor e do que ele pensaria mais ainda de mim se eu saísse por exemplo, para ir ao shopping com minhas amigas.
Ficava em casa para evitar briga, para ver se podia tranquilizar o meu coração. Para ver se eu poderia ser chamada de “amor” mais um dia e não de “vagabunda”.
Eu era “vadia” por ir até a padaria, eu era uma “puta” por ir buscar a minha irmã no metrô 23h, eu era uma “vaca” por dormir e esquecer de avisá-lo, eu era uma “desgraçada” por ver um filme e esquecer do meu celular por algumas horas….
Eu me esforçava para agradá-lo.
Não conseguia!
“O agressor psicológico te convence de que a culpa é sua! Mesmo quando diz que “você não tem culpa de nada”, a culpa é sua por não ser boa o suficiente pra ele, não ser exatamente o que ele queria. E você se frusta.”
Me frustava muito! Mesmo fazendo de tudo, ainda ser errada.
O que mais eu poderia fazer?
Nada! A culpa é dele! Ele é assim e nunca irá mudar.
É por isso que resolvi escrever! Pois hoje entendo e sei que milhares de mulheres passam pelo o que nunca queria ter passado.
Eu tentei até me matar.
Pois doía muito ouvir coisas que eu não era.
Hoje me sinto ótima e leve!
Eu superei. Eu quis superar! Eu abri os meus olhos de uma vez.
E sim, tomei a coragem que faltava e dei queixa na delegacia da mulher.
Seja forte menina!
Se você passa por algo parecido, não tenha medo! Erga a sua cabeça e não esqueça da mulher maravilhosa que é!
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook
O post Relato de jovem sobre relacionamento abusivo viraliza nas redes sociais apareceu primeiro em Pragmatismo Político.
Posted: 15 Jun 2017 12:55 PM PDT
piores faculdades do Brasil
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta semana o ranking das faculdades brasileiras que tiveram nota muito baixa no IGC (Índice Geral de Cursos), indicador oficial de qualidade.
De 2.109 instituições de ensino superior avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 313 tiveram avaliação insatisfatória.
O IGC é o indicador oficial de qualidade do ensino superior no Brasil, é calculado todos os anos e é de responsabilidade do MEC. A mais recente avaliação, do ciclo de 2015, cujos resultados eram aguardados no fim de 2016 foi divulgada agora no site do INEP.
O índice vai de 1 a 5 e as notas na faixa 1 e 2 indicam mau desempenho passível de punição. Uma delas, por exemplo, pode ser até proibição de novos vestibulares até que medidas para a melhora de desempenho sejam postas em prática.
Algumas instituições da list aparecem sem conceito, ou com a informação de descredenciamento ou ainda com a ressalva de que estão sub-júdice.
As avaliações são divididas entre universidades, institutos federais, centros universitários e faculdades. Abaixo, veja o ranking das piores faculdades do Brasil:

1. Universidades e IFETs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia)

Ano Nome da Instituição Categ. Administrativa Estado Número de Cursos avaliados no triênio IGC (Contínuo) IGC (faixa)
2015 UNIVERSIDADE DO TOCANTINS Pessoa Jurídica de Direito Público – Estadual TO 13 1,4482 2
2015 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre Pessoa Jurídica de Direito Público – Federal AC 5 1,9444 2

2. Centros universitários e CEFET (Centro Federal de Educação Tecnológica)

Ano Nome da Instituição Categ. Administrativa Estado Número de Cursos avaliados no triênio IGC (Contínuo) IGC (faixa)
2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO PAULISTANO Privada sem fins lucrativos SP 6 1,6781 2
2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal TO 15 1,8121 2
2015 CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA – CENTRO UNIVERSITÁRIO Privada sem fins lucrativos RJ 1 1,8600 2
2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação AM 11 1,9344 2

3. Faculdades

Ano Nome da instituição Categ. Administrativa Estado Número de Cursos avaliados no triênio IGC (Contínuo) IGC (faixa)
2015 ESCOLA SUPERIOR EM MEIO AMBIENTE Privada sem fins lucrativos MG 1 0,2211 1
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DE ARARIPINA Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 1 0,7441 1
2015 FACULDADE CANDIDO MENDES DE VITÓRIA Privada sem fins lucrativos ES 2 0,7563 1
2015 ESCOLA DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA Privada sem fins lucrativos BA 1 0,8393 1
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO VERA CRUZ Privada sem fins lucrativos SP 1 0,8845 1
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CRUZEIRO DO OESTE Privada com fins lucrativos PR 1 0,9103 1
2015 Faculdade Integrada de Araguatins Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação TO 1 0,9114 1
2015 FACULDADE DE MÚSICA CARLOS GOMES Privada com fins lucrativos SP 1 0,9329 1
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA FATEP Privada com fins lucrativos SP 1 0,9329 1
2015 FACULDADE JATAIENSE Privada com fins lucrativos GO 1 0,9926 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO CARLOS CHAGAS Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal MG 1 1,0516 2
2015 FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE ITAPETININGA Privada com fins lucrativos SP 3 1,0642 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO DO CAPARAÓ Privada com fins lucrativos ES 2 1,0820 2
2015 FACULDADE TECNOLÓGICA INAP Privada com fins lucrativos MG 2 1,0900 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ITAPETININGA Privada com fins lucrativos SP 2 1,0949 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ARCHIMEDES THEODORO Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal MG 2 1,1028 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS CORAÇÃO DE JESUS Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação SP 1 1,1100 2
2015 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Vazante Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 2 1,1525 2
2015 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberaba Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 5 1,1762 2
2015 FACULDADE SANTA CRUZ Privada com fins lucrativos PE 1 1,1860 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PROFESSORA NAIR FORTES ABU-MERHY Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal MG 2 1,2293 2
2015 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS Privada com fins lucrativos TO 1 1,2395 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS DE MACEIÓ Privada com fins lucrativos AL 1 1,2587 2
2015 FACULDADE UNIME DE CIÊNCIAS JURÍDICAS Privada com fins lucrativos BA 1 1,2644 2
2015 FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE DUQUE DE CAXIAS Privada sem fins lucrativos RJ 6 1,2663 2
2015 FACULDADE EFICAZ Privada com fins lucrativos PR 1 1,2735 2
2015 FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE SABARÁ Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 1 1,2736 2
2015 FACULDADE PARAÍBANA Privada sem fins lucrativos PB 2 1,2742 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE LIMOEIRO Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 2 1,2807 2
2015 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DE SAMAMBAIA Privada com fins lucrativos DF 2 1,2867 2
2015 FACULDADE DE PIRACANJUBA Privada com fins lucrativos GO 1 1,2931 2
2015 FACULDADE EDUCACIONAL DE PONTA GROSSA Pessoa Jurídica de Direito Privado – Com fins lucrativos – Sociedade Civil PR 2 1,2950 2
2015 INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Privada com fins lucrativos GO 1 1,3050 2
2015 FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE MANAUS Privada sem fins lucrativos AM 1 1,3101 2
2015 FACULDADE JK DE TECNOLOGIA Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Associação de Utilidade Pública DF 2 1,3106 2
2015 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Congonhas Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 3 1,3183 2
2015 FACULDADE DE CARIACICA Privada com fins lucrativos ES 3 1,3290 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE ARARIPINA – FACISA Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 2 1,3341 2
2015 FACULDADE MUNICIPAL PROFESSOR FRANCO MONTORO DE MOGI GUAÇU Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal SP 5 1,3628 2
2015 FACULDADE ITANHAÉM Privada com fins lucrativos SP 1 1,3689 2
2015 FACULDADE LA SALLE – CAXIAS Privada sem fins lucrativos RS 1 1,3783 2
2015 FACULDADE DE ENFERMAGEM DE BELO JARDIM Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 1 1,3852 2
2015 FACULDADE SÃO TOMAZ DE AQUINO Privada com fins lucrativos BA 1 1,3882 2
2015 FACULDADE INTESP Privada sem fins lucrativos SP 1 1,3891 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS DE CASSILÂNDIA Privada com fins lucrativos MS 2 1,3908 2
2015 FAMAC – FACULDADE DE MACHADINHO DO OESTE Privada com fins lucrativos RO 1 1,3954 2
2015 Faculdade Villas Boas Pessoa Jurídica de Direito Privado – Com fins lucrativos – Sociedade Civil SP 1 1,4125 2
2015 FACULDADE SÃO FRANCISCO DE PIUMHI Privada com fins lucrativos MG 1 1,4143 2
2015 FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ITAJUBÁ Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 1 1,4171 2
2015 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR SANTA CECÍLIA Privada com fins lucrativos AL 3 1,4172 2
2015 FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS DE VIANA Privada sem fins lucrativos ES 1 1,4180 2
2015 FACULDADE DO SERTÃO Privada com fins lucrativos BA 2 1,4182 2
2015 FACULDADE DO VALE ELVIRA DAYRELL – FAVED Privada com fins lucrativos MG 1 1,4197 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS DA BAHIA Privada com fins lucrativos BA 2 1,4223 2
2015 FACULDADE DE SÃO ROQUE Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação SP 2 1,4251 2
2015 FACULDADE REGIONAL DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CANDEIAS Privada com fins lucrativos BA 2 1,4270 2
2015 FACULDADE DE PEDAGOGIA Privada sem fins lucrativos MS 1 1,4282 2
2015 FACULDADE DA AMAZÔNIA Privada com fins lucrativos RO 4 1,4320 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO SÃO JUDAS TADEU Privada com fins lucrativos PI 1 1,4341 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ALBERT EINSTEIN Privada com fins lucrativos DF 1 1,4371 2
2015 FACULDADE AFIRMATIVO Privada com fins lucrativos MT 4 1,4431 2
2015 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ARARIPINA Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 3 1,4512 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DE MARABÁ Privada com fins lucrativos PA 2 1,4525 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO SERTÃO CENTRAL Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 6 1,4541 2
2015 ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Pessoa Jurídica de Direito Privado – Com fins lucrativos – Sociedade Civil SP 2 1,4544 2
2015 FACULDADE ATUAL Privada com fins lucrativos AP 2 1,4568 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA ASSESSORITEC Privada sem fins lucrativos SC 2 1,4591 2
2015 Faculdade do Bico do Papagaio Privada sem fins lucrativos TO 1 1,4592 2
2015 FACULDADE BARDDAL DE ARTES APLICADAS Privada com fins lucrativos SC 2 1,4625 2
2015 FACULDADE DE ARAÇATUBA Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação SP 1 1,4635 2
2015 NOVA FACULDADE Privada com fins lucrativos MG 3 1,4690 2
2015 FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal SP 4 1,4749 2
2015 FACULDADE RAIMUNDO MARINHO DE PENEDO Privada sem fins lucrativos AL 3 1,4760 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE MACAPÁ Privada com fins lucrativos AP 1 1,4781 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA FRANCISCO MORATO Privada com fins lucrativos SP 3 1,4793 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC JARAGUÁ DO SUL Privada sem fins lucrativos SC 2 1,4837 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA ENSITEC Privada com fins lucrativos PR 1 1,4843 2
2015 FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL Privada sem fins lucrativos SP 1 1,5066 2
2015 FACULDADE SANTO AGOSTINHO Privada com fins lucrativos BA 1 1,5068 2
2015 FI – FACULDADE IGUAÇU Privada com fins lucrativos PR 1 1,5165 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA CETEP Privada sem fins lucrativos PR 1 1,5192 2
2015 FACULDADE EVANGÉLICA CRISTO REI – DESCREDENCIADA ( DESPACHO SERES/MEC 15/2015, PUBLICADO NO DOU DE 09/03/2015) Privada sem fins lucrativos PI 1 1,5227 2
2015 FACULDADE IPEMED DE CIÊNCIAS MÉDICAS Privada com fins lucrativos MG 1 1,5245 2
2015 FACULDADE PAN AMERICANA Privada sem fins lucrativos PA 3 1,5296 2
2015 FACULDADE GUARAÍ Privada com fins lucrativos TO 5 1,5299 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS DE ITAPETININGA Privada sem fins lucrativos SP 7 1,5364 2
2015 INSTITUTO MACAPAENSE DE ENSINO SUPERIOR Privada com fins lucrativos AP 2 1,5381 2
2015 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE GOVERNADOR VALADARES Privada sem fins lucrativos MG 1 1,5397 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA Privada sem fins lucrativos SC 2 1,5410 2
2015 FACULDADE FILADÉLFIA Privada com fins lucrativos SP 1 1,5461 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO CABO DE SANTO AGOSTINHO Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 1 1,5502 2
2015 FACULDADE DE ENSINO REGIONAL ALTERNATIVA Privada com fins lucrativos AL 1 1,5526 2
2015 FACULDADE APOIO Privada com fins lucrativos BA 3 1,5539 2
2015 FACULDADE BÉTHENCOURT DA SILVA Privada sem fins lucrativos RJ 2 1,5542 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO SUL DO PIAUÍ Privada com fins lucrativos PI 1 1,5545 2
2015 FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FAETERJ Pessoa Jurídica de Direito Público – Estadual RJ 1 1,5556 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DOS PALMARES Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 1 1,5669 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DE PERNAMBUCO Privada sem fins lucrativos PE 1 1,5791 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS DE SÃO PAULO Privada sem fins lucrativos SP 3 1,5829 2
2015 FACULDADE SERGIPANA Privada sem fins lucrativos SE 2 1,5862 2
2015 FACULDADE VALE DO GORUTUBA Privada com fins lucrativos MG 4 1,5893 2
2015 FACULDADE SANTA CECÍLIA Privada sem fins lucrativos SP 2 1,5935 2
2015 FACULDADE DE SABARÁ Privada sem fins lucrativos MG 2 1,5972 2
2015 FACULDADE DE JUSSARA Privada com fins lucrativos GO 3 1,5984 2
2015 FANEESP – FACULDADE NACIONAL DE EDUCAÇÃO E ENSINO SUPERIOR DO PARANÁ Privada com fins lucrativos PR 2 1,6025 2
2015 UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE NOVA MUTUM Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal MT 2 1,6033 2
2015 FACULDADE JK – BRASÍLIA – UNIDADE PLANO PILOTO Pessoa Jurídica de Direito Privado – Com fins lucrativos – Sociedade Civil DF 2 1,6040 2
2015 SINAL – FACULDADE DE TEOLOGIA E FILOSOFIA Privada sem fins lucrativos AC 1 1,6046 2
2015 FACULDADE CERES Pessoa Jurídica de Direito Privado – Com fins lucrativos – Sociedade Civil SP 1 1,6059 2
2015 FACULDADE KURIOS Privada sem fins lucrativos CE 4 1,6066 2
2015 FACULDADE ANGLICANA DE TAPEJARA Privada sem fins lucrativos RS 2 1,6087 2
2015 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Nova Lima Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 1 1,6137 2
2015 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 4 1,6154 2
2015 FACULDADE ALIANÇA Privada com fins lucrativos GO 2 1,6159 2
2015 Faculdade de Ciências da Saúde de Serra Talhada Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 1 1,6186 2
2015 FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal TO 4 1,6193 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA DO AMAPÁ Privada com fins lucrativos AP 1 1,6213 2
2015 FACULDADE DE EDUCAÇÃO Privada sem fins lucrativos ES 1 1,6218 2
2015 FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE BARÃO DE COCAIS Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 1 1,6233 2
2015 FACULDADE ZUMBI DOS PALMARES Privada sem fins lucrativos SP 5 1,6250 2
2015 FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS Privada com fins lucrativos MG 10 1,6257 2
2015 FACULDADE ADJETIVO CETEP Privada com fins lucrativos MG 2 1,6289 2
2015 FACULDADE METROPOLITANA DE CAIEIRAS Privada sem fins lucrativos SP 4 1,6303 2
2015 FACULDADE PRESBITERIANA AUGUSTO GALVÃO Privada sem fins lucrativos BA 1 1,6314 2
2015 FACULDADE DIOCESANA SÃO JOSÉ Privada sem fins lucrativos AC 1 1,6330 2
2015 FACULDADE ANGLICANA DE ERECHIM Privada sem fins lucrativos RS 3 1,6453 2
2015 FACULDADE DA IGREJA MINISTÉRIO FAMA Privada sem fins lucrativos GO 1 1,6473 2
2015 FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ITAMBACURI Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 1 1,6476 2
2015 FACULDADE DO ESTADO DO MARANHÃO Privada sem fins lucrativos MA 3 1,6488 2
2015 FACULDADE PHÊNIX DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DO BRASIL Privada sem fins lucrativos GO 1 1,6490 2
2015 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE CAMPO BELO Privada sem fins lucrativos MG 3 1,6504 2
2015 Faculdades Integradas Desembargador Sávio Brandão Privada com fins lucrativos MT 2 1,6506 2
2015 FACULDADE DO CENTRO EDUCACIONAL MINEIRO – FACEM Privada com fins lucrativos MG 2 1,6522 2
2015 FACULDADE DO SERIDÓ Privada com fins lucrativos RN 1 1,6566 2
2015 FACULDADE MONTENEGRO Privada sem fins lucrativos BA 3 1,6569 2
2015 FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE ELÓI MENDES Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 1 1,6595 2
2015 FACULDADE DE MEDICINA ESTÁCIO DE JUAZEIRO DO NORTE Privada com fins lucrativos CE 1 1,6630 2
2015 FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL – FEBAC Privada com fins lucrativos MA 1 1,6644 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS DE ARIQUEMES Privada sem fins lucrativos RO 7 1,6698 2
2015 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR BLAURO CARDOSO DE MATTOS Privada sem fins lucrativos ES 1 1,6753 2
2015 FACULDADE APOGEU Privada com fins lucrativos DF 1 1,6761 2
2015 FACULDADE FERNÃO DIAS Privada com fins lucrativos SP 6 1,6763 2
2015 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 5 1,6843 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS DE ARARAQUARA Privada sem fins lucrativos SP 6 1,6872 2
2015 FACULDADE DO BELO JARDIM Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 6 1,6879 2
2015 FACULDADE CUIABÁ Privada com fins lucrativos MT 2 1,6915 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PASSO FUNDO Privada sem fins lucrativos RS 1 1,6938 2
2015 FACULDADE DO LITORAL PARANAENSE Privada com fins lucrativos PR 2 1,6949 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ATENEU Privada com fins lucrativos ES 1 1,6949 2
2015 FACULDADE DE MONTE ALTO Privada sem fins lucrativos SP 2 1,6970 2
2015 FACULDADE DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS E LETRAS DE PARAÍSO Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal TO 3 1,6987 2
2015 FACULDADE DE CALDAS NOVAS Privada com fins lucrativos GO 6 1,7021 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E PARAMÉDICAS FLUMINENSE Privada sem fins lucrativos RJ 1 1,7030 2
2015 FACULDADE RAIMUNDO MARINHO Privada sem fins lucrativos AL 4 1,7053 2
2015 FACULDADE DE INHUMAS – FAC-MAIS Privada com fins lucrativos GO 3 1,7068 2
2015 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Leopoldina Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 3 1,7100 2
2015 FACULDADE DE DIREITO DE ALTA FLORESTA Privada sem fins lucrativos MT 1 1,7101 2
2015 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE MATO GROSSO Privada sem fins lucrativos MT 3 1,7149 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PESQUEIRA Privada com fins lucrativos PE 2 1,7177 2
2015 FACULDADE DE DIREITO DE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação ES 1 1,7198 2
2015 FACULDADE DE ENGENHARIA SOUZA MARQUES Privada sem fins lucrativos RJ 2 1,7205 2
2015 FACULDADE DO INSTITUTO BRASIL Privada com fins lucrativos GO 5 1,7214 2
2015 FACULDADE GUILHERME GUIMBALA Privada sem fins lucrativos SC 5 1,7218 2
2015 FACULDADE PIAUIENSE DE PROCESSAMENTO DE DADOS Privada sem fins lucrativos PI 1 1,7331 2
2015 FACULDADE RORAIMENSE DE ENSINO SUPERIOR Privada com fins lucrativos RR 2 1,7339 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA DA SERRA GAÚCHA – BENTO CONÇALVES Privada com fins lucrativos RS 2 1,7350 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS IPITANGA Privada com fins lucrativos BA 5 1,7355 2
2015 FACULDADE PRISMA Privada com fins lucrativos MG 2 1,7355 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SALGUEIRO Privada com fins lucrativos PE 1 1,7362 2
2015 FACULDADE EVANGÉLICA DE TECNOLOGIA, CIÊNCIAS E BIOTECNOLOGIA DA CGADB Privada sem fins lucrativos RJ 1 1,7364 2
2015 FACULDADE SHALOM DE ENSINO SUPERIOR Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Associação de Utilidade Pública MG 2 1,7386 2
2015 FACULDADE JOÃO CALVINO Privada sem fins lucrativos BA 1 1,7398 2
2015 FACULDADE DE TAQUARITINGA Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação SP 6 1,7439 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA IPEP DE CAMPINAS Privada sem fins lucrativos SP 3 1,7440 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA SAINT PASTOUS Privada sem fins lucrativos RS 1 1,7479 2
2015 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR PLANALTO Privada com fins lucrativos DF 4 1,7489 2
2015 FACULDADE PRESBITERIANA GAMMON Privada sem fins lucrativos MG 4 1,7525 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS EM VOTUPORANGA Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação SP 2 1,7538 2
2015 Faculdade de Ciências Educacionais de Capim Grosso Privada com fins lucrativos BA 2 1,7549 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS DE WENCESLAU BRAZ Privada com fins lucrativos PR 1 1,7562 2
2015 FACULDADE DE EDUCAÇÃO E ESTUDOS SOCIAIS DE GOVERNADOR VALADARES Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 2 1,7603 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE LOURDES Privada com fins lucrativos BA 5 1,7647 2
2015 FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Privada com fins lucrativos TO 4 1,7715 2
2015 FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE SENHORA DOS REMÉDIOS Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 1 1,7728 2
2015 FACULDADE UNILAGOS Privada sem fins lucrativos PR 4 1,7744 2
2015 FACULDADE DEL REY Privada com fins lucrativos MG 1 1,7817 2
2015 FACULDADE NATALENSE DE ENSINO E CULTURA Privada sem fins lucrativos RN 5 1,7854 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE SANTOS DUMONT Privada sem fins lucrativos MG 1 1,7914 2
2015 FACULDADE PAN AMAZÔNICA Privada sem fins lucrativos PA 7 1,7919 2
2015 FACULDADE MICHELANGELO Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação DF 7 1,7948 2
2015 Centro de Ensino Superior de Conselheiro Lafaiete Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 3 1,7957 2
2015 FACULDADE DE BELFORD ROXO Privada sem fins lucrativos RJ 2 1,7985 2
2015 FACULDADE DE ENFERMAGEM LUIZA DE MARILLAC Privada sem fins lucrativos RJ 1 1,7991 2
2015 FACULDADES UNIFICADAS DE FOZ DO IGUAÇU Privada com fins lucrativos PR 2 1,8001 2
2015 FACULDADE NACIONAL Privada com fins lucrativos ES 2 1,8008 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE ASSIS Privada sem fins lucrativos SP 1 1,8014 2
2015 FACULDADE DE DIREITO DE GARANHUNS Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 1 1,8020 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS Privada sem fins lucrativos SP 3 1,8051 2
2015 FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA MATA SUL Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 7 1,8057 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA PORTO DAS MONÇÕES Privada com fins lucrativos SP 3 1,8067 2
2015 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS Privada sem fins lucrativos AL 5 1,8070 2
2015 UNIÃO DE ESCOLAS SUPERIORES DA FUNESO Privada sem fins lucrativos PE 9 1,8075 2
2015 Faculdade Itaboraí Privada sem fins lucrativos RJ 2 1,8084 2
2015 FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ Privada sem fins lucrativos AL 7 1,8085 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA EGÍDIO JOSÉ DA SILVA Privada com fins lucrativos MG 1 1,8091 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI TELÊMACO BORBA Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Associação de Utilidade Pública PR 1 1,8098 2
2015 FACULDADE BRASIL NORTE Privada sem fins lucrativos AP 5 1,8126 2
2015 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE SÃO FRANCISCO Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 8 1,8177 2
2015 FACULDADE SANTA MARIA Privada com fins lucrativos PE 1 1,8184 2
2015 FACULDADE DO TAPAJÓS Privada sem fins lucrativos PA 2 1,8196 2
2015 FACULDADE SERRA DA MESA Privada com fins lucrativos GO 3 1,8198 2
2015 INSTITUTO EDUCACIONAL DE CASTRO Privada com fins lucrativos PR 2 1,8221 2
2015 Faculdade Cândido Rondon Privada com fins lucrativos MT 1 1,8235 2
2015 FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA Privada sem fins lucrativos PR 3 1,8238 2
2015 FACULDADE DE AGUDOS Privada sem fins lucrativos SP 3 1,8264 2
2015 FACULDADE SUL-AMERICANA Privada com fins lucrativos GO 6 1,8277 2
2015 FACULDADE CENECISTA DE RIO BONITO Privada sem fins lucrativos RJ 1 1,8310 2
2015 FACULDADE AUM Privada com fins lucrativos MT 4 1,8339 2
2015 FACULDADE DO NORDESTE DA BAHIA Privada com fins lucrativos BA 1 1,8340 2
2015 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO PARNAÍBA Privada sem fins lucrativos PI 3 1,8365 2
2015 FACULDADE SÃO SALVADOR Privada com fins lucrativos BA 6 1,8369 2
2015 FACULDADE VASCO DA GAMA Privada sem fins lucrativos BA 6 1,8394 2
2015 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itanhandu Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 2 1,8415 2
2015 INSTITUTO MARANHENSE DE ENSINO E CULTURA Privada sem fins lucrativos MA 3 1,8441 2
2015 FACULDADE RAÍZES Privada sem fins lucrativos GO 1 1,8450 2
2015 INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação DF 2 1,8468 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA DO VALE DO IVAÍ Privada com fins lucrativos PR 1 1,8501 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA Privada sem fins lucrativos RO 4 1,8507 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DO LITORAL DO PARANÁ Privada sem fins lucrativos PR 6 1,8511 2
2015 FACULDADE DE BAURU Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação SP 3 1,8535 2
2015 FACULDADE EDUCACIONAL DE CORNÉLIO PROCÓPIO Privada com fins lucrativos PR 1 1,8546 2
2015 FACULDADE DE CAFELÂNDIA Privada com fins lucrativos PR 1 1,8564 2
2015 FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA EQUATORIAL Privada sem fins lucrativos PA 1 1,8565 2
2015 INSTITUTO CUIABÁ DE ENSINO E CULTURA Privada sem fins lucrativos MT 8 1,8582 2
2015 FACULDADE DE HORTOLÂNDIA Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação SP 3 1,8604 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA Privada com fins lucrativos SP 3 1,8642 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS DE DIAMANTINO Privada com fins lucrativos MT 2 1,8656 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA SÃO FRANCISCO Privada com fins lucrativos SP 3 1,8656 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DE PARAÍSO DO TOCANTINS Privada com fins lucrativos TO 1 1,8659 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE BARRETOS Privada com fins lucrativos SP 2 1,8675 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DO SUL DE MINAS – FACESM Privada sem fins lucrativos MG 3 1,8676 2
2015 FACULDADE PRUDENTE DE MORAES Pessoa Jurídica de Direito Privado – Com fins lucrativos – Sociedade Civil SP 3 1,8686 2
2015 FACULDADE MARANHENSE SÃO JOSÉ DOS COCAIS Privada com fins lucrativos MA 3 1,8690 2
2015 FACULDADE DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FAETERJ Pessoa Jurídica de Direito Público – Estadual RJ 1 1,8714 2
2015 FACULDADE MESSIANICA Privada sem fins lucrativos SP 1 1,8718 2
2015 FACULDADE SALESIANA DE SANTA TERESA Privada sem fins lucrativos MS 2 1,8757 2
2015 FACULDADE PARAÍSO Privada com fins lucrativos RJ 9 1,8762 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ Privada sem fins lucrativos RJ 2 1,8765 2
2015 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR SANTA BARBARA Privada sem fins lucrativos SP 4 1,8771 2
2015 FACULDADE VIZINHANÇA VALE DO IGUAÇU Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PR 3 1,8773 2
2015 FACULDADE DO SERTÃO BAIANO Privada com fins lucrativos BA 2 1,8798 2
2015 FACULDADE DE MATO GROSSO Privada com fins lucrativos MT 2 1,8816 2
2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO ELVIRA DAYRELL Privada com fins lucrativos MG 6 1,8842 2
2015 FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE Privada sem fins lucrativos MG 1 1,8895 2
2015 FACULDADE ANHANGUERA DE TECNOLOGIA DE SÃO BERNARDO Privada com fins lucrativos SP 6 1,8905 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA ALFA DE UMUARAMA Privada com fins lucrativos PR 2 1,8910 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA JARDIM Privada com fins lucrativos SP 1 1,8935 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS ALVES FORTES Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal MG 3 1,8936 2
2015 FACULDADE JK – ASA NORTE Privada com fins lucrativos DF 3 1,8957 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC RIO Privada sem fins lucrativos RJ 5 1,8966 2
2015 FACULDADE FOZ DO IGUAÇU Privada sem fins lucrativos PR 1 1,8972 2
2015 FACULDADE TEOLÓGICA BATISTA ANA WOLLERMAN Privada sem fins lucrativos MS 1 1,8977 2
2015 FACULDADE DE MÚSICA DO ESPÍRITO SANTO Pessoa Jurídica de Direito Público – Estadual ES 1 1,9006 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS GERENCIAIS BARÃO DE JUNDIAÍ Privada sem fins lucrativos SP 2 1,9078 2
2015 FACULDADE HSM Privada com fins lucrativos SP 1 1,9080 2
2015 FACULDADE DE ODONTOLOGIA DO RECIFE Privada sem fins lucrativos PE 1 1,9093 2
2015 FATEC ARTHUR AZEVEDO – MOGI MIRIM Pessoa Jurídica de Direito Público – Estadual SP 1 1,9102 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS DE GARANHUNS Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 1 1,9107 2
2015 FACULDADE CAMPO GRANDE Privada sem fins lucrativos MS 6 1,9111 2
2015 FACULDADE JAUENSE Pessoa Jurídica de Direito Privado – Com fins lucrativos – Sociedade Civil SP 2 1,9130 2
2015 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabirito Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 1 1,9147 2
2015 INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Privada com fins lucrativos AP 3 1,9147 2
2015 FACULDADE FLEMING Privada sem fins lucrativos SP 5 1,9162 2
2015 INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO SUPERIOR OBJETIVO Privada sem fins lucrativos GO 9 1,9171 2
2015 FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA Privada sem fins lucrativos AC 1 1,9185 2
2015 Faculdade IBGEN Privada com fins lucrativos RS 3 1,9200 2
2015 FACULDADE EVANGÉLICA DE SALVADOR Privada sem fins lucrativos BA 1 1,9200 2
2015 FACULDADE ANHANGUERA DE VALPARAÍSO Privada com fins lucrativos GO 3 1,9219 2
2015 FACULDADE ZACARIAS DE GÓES Pessoa Jurídica de Direito Privado – Com fins lucrativos – Sociedade Civil BA 5 1,9222 2
2015 FACULDADE PAULISTA DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO Privada com fins lucrativos SP 1 1,9224 2
2015 FACULDADE DE INFORMÁTICA LEMOS DE CASTRO Privada sem fins lucrativos RJ 1 1,9230 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS SOARES DE OLIVEIRA Privada sem fins lucrativos SP 1 1,9238 2
2015 FACULDADE BEZERRA DE ARAÚJO Privada com fins lucrativos RJ 4 1,9240 2
2015 FACULDADE SANTO AUGUSTO Privada com fins lucrativos RS 3 1,9255 2
2015 FACULDADE PARANAPANEMA Privada com fins lucrativos PR 1 1,9261 2
2015 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS Privada sem fins lucrativos PR 10 1,9274 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA Privada com fins lucrativos PR 3 1,9276 2
2015 FEFISA – FACULDADES INTEGRADAS DE SANTO ANDRÉ Privada com fins lucrativos SP 3 1,9280 2
2015 FACULDADE BATISTA DE MINAS GERAIS Privada sem fins lucrativos MG 5 1,9283 2
2015 FACULDADE DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE SERRA TALHADA Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 1 1,9284 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS IPEP Privada sem fins lucrativos SP 5 1,9288 2
2015 CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES APRENDIZ Privada com fins lucrativos MG 1 1,9293 2
2015 FACULDADE PASCHOAL DANTAS Privada sem fins lucrativos SP 3 1,9301 2
2015 FACULDADE CENECISTA DE NOVA PETRÓPOLIS Privada sem fins lucrativos RS 2 1,9308 2
2015 INSTITUTO BATISTA DE ENSINO SUPERIOR DE ALAGOAS Privada sem fins lucrativos AL 2 1,9331 2
2015 Faculdade JK Sobradinho Privada com fins lucrativos DF 3 1,9341 2
2015 FACULDADE DE SAÚDE DE PAULISTA Privada sem fins lucrativos PE 1 1,9342 2
2015 FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DO VALE DO RIO GRANDE Privada com fins lucrativos SP 1 1,9350 2
2015 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS Privada sem fins lucrativos SC 3 1,9352 2
2015 FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITA Privada sem fins lucrativos PR 4 1,9361 2
2015 Faculdade Presidente Antônio Carlos de Itabira Pessoa Jurídica de Direito Privado – Sem fins lucrativos – Fundação MG 1 1,9365 2
2015 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO Privada sem fins lucrativos SP 2 1,9388 2
2015 FACULDADE CIDADE DE PATOS DE MINAS Privada sem fins lucrativos MG 9 1,9395 2
2015 ESCOLA SUPERIOR DE MARKETING Privada sem fins lucrativos PE 2 1,9407 2
2015 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE Pessoa Jurídica de Direito Público – Municipal PE 5 1,9440 2
2015 FACULDADE CENECISTA DE SETE LAGOAS Privada sem fins lucrativos MG 2 1,9446 2
2015 FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR KM 125 Privada com fins lucrativos PR 1 1,9448 2
O post Lista das piores faculdades do Brasil tem mais de 300 instituições apareceu primeiro em Pragmatismo Político.
Posted: 15 Jun 2017 12:25 PM PDT
restaurante são paulo comida estragada
O Procon de São Paulo encontrou alimentos fora do prazo de validade em restaurantes caros e badalados da cidade.
A operação feita entre quinta (8) e terça-feira (13) em 23 estabelecimentos flagrou comida vencida em sete restaurantes, segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.
No Paris 6, nos Jardins, havia 5 kg de linguiça fora do prazo. No La Pasta, dentro do Eataly, na Vila Nova Conceição, a blitz viu 130 kg de Nutella vencidos.
Os fiscais do Procon encontraram o problema em outros cinco restaurantes. Na Churrascaria Fogo de Chão, em Moema, havia feijão e peixe vencidos.
No Jardim de Napoli, em Higienópolis, o Procon flagrou massas de fabricação própria e molho de tomate fora do prazo. No Terraço Itália, no Centro, os fiscais viram produtos já em uso sem data de abertura da embalagem.
O Procon vai divulgar nesta semana o resultado final da operação. As casas foram notificadas e têm prazo de 15 dias para se defender a partir do recebimento do auto de infração. A multa mínima é de R$ 614.

Justificativas

Ainda segundo o jornal Folha de São Paulo, o dono do Paris 6, Isaac Azar, disse que a linguiça não seria servida: eram duas amostras que ele havia pedido a empresas, mas que não chegou a experimentar porque está em Miami. O Eataly não se manifestou.
A Churrascaria Fogo de Chão disse que os itens vencidos eram amostras recebidas de fornecedores que já iriam para o lixo. O Terraço Itália alega que os produtos abertos eram leite e óleo usados nas preparações diárias e estavam na validade.
O Jardim de Napoli diz que a visita aconteceu em horário de trocas de equipe, “quando retiram os itens do dia anterior, todos devidamente etiquetados e prontos para serem descartados” e que os produtos que estavam abertos “eram para consumo imediato”.
Exame
Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook
O post 7 restaurantes badalados de São Paulo são flagrados com comida estragada apareceu primeiro em Pragmatismo Político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário