quarta-feira, 5 de julho de 2017

5/7 - Os zombies protestam

FONTE:http://www.publico.pt/multimedia/fotogaleria/os-zombies-protestam-contra-os-senhores-do-mundo-375213


Os zombies protestam contra os senhores do mundo

Em vésperas da cimeira do G20, dezenas de pessoas uniram-se numa manifestação artística em Hamburgo. Cobertos de cinzento e empoeirados - é barro que os cobre -, foram à cidade alemã no que parece ser uma gigantesca mascarada zombie, com o objectivo de protestar contra a cimeira do G20, que se realiza em Hamburgo sexta-feira e sábado. 
Mas os manifestantes estão unidos sob um tema: 1000 Gestalten (1000 Figuras, em tradução livre). É o nome da intervenção de artes performativas que visa "criar uma imagem que simbolize a solidariedade entre pessoas e países", dizem. Preocupado com as imagens que sairão de mais um encontro dos países mais ricos do mundo, o grupo quer que elas "simbolizem um sinal para uma nova união, mostrando uma sociedade civil confiante que lida de forma crítica, mas construtiva e com intenções inventivas, com a cimeira".
Identificam-se como um colectivo constituído em Fevereiro e que é formado por artistas ou comunicadores, sendo organizado em torno da associação cultural sem fins lucrativos Neu am See e.V., que trabalhou, por exemplo, na área do apoio aos refugiados, e dizem contar com o apoio de várias associações culturais de Hamburgo. Nas suas fileiras há participantes organizadores e voluntários.
Começaram a organizar-se há meses e há três semanas fizeram a sua primeira aparição em Hamburgo. No dia 17 de Junho, mostram no seu site, arrastaram-se calmamente pelo centro da cidade, com os transeuntes a pensar em zombies ou também nos Homens Cinzentos do romance de fantasia de Michael Ende, Momo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário