2/3 - Famosos Que Partiram

Famosos Que Partiram


Posted: 01 Mar 2019 06:53 PM PST
RICHARD HUGH FISK
(96 anos)
Empresário

☼ Tunbridge, Estados Unidos (03/09/1922)
┼ São Paulo, SP (25/02/2019)

Richard Hugh Fisk ou Mr. Fisk, foi um empresário americano, naturalizado brasileiro, e presidente da Fundação Richard Hugh Fisk, nascido em Tunbridge - Vermont, Estados Unidos, no dia 03/09/2019, em uma fazenda de propriedade de seu avô Roswell Fisk. Era filho de Sarah e Herbert Fisk.

Em  1924, quando Richard Fisk tinha 2 anos de idade, eles se mudaram da propriedade de seu avô e alugaram uma casa por perto, mas continuaram trabalhando para ele.

Em  1929, seu vizinho Clarence Rogers morreu e sua viúva Myra empregou Herbert Fisk como seu factótum (Faz Tudo). A família mudou-se para compartilhar a fazenda com o proprietário.

Em julho de 1933, quando Richard Fisk tinha 11 anos, a fazenda foi incendiada e a família se mudou de volta para  Fulton, NY,  onde era possível conseguir um emprego melhor. Logo, Herbert Fisk perdeu o emprego e voltou para os braços de Vermont e Myra. Sarah, que ficou em Fulton, pediu o divórcio, que foi concedido em 24/10/1934.

Aos 12 anos, Mr. Fisk mudou-se para o Estado de New York. Graduou-se em Relações Internacionais e obteve o diploma Master Of Arts pela School Of Advanced International Studies, Johns Hopkins University, em Washington, DC.


Em 1950, Mr. Fisk pretendia apenas visitar seu irmão que trabalhava no Consulado Americano no Brasil, mas encantou-se com o país e seu povo e nunca mais voltou a morar nos Estados Unidos.

A fim de manter-se no Brasil, Mr. Fisk começou a lecionar inglês e criou seu próprio método de ensino baseado nas dificuldades específicas dos brasileiros ao aprenderem o idioma. O interesse dos estudantes brasileiros foi tão grande que Mr. Fisk sentiu a necessidade de estabelecer sua própria escola em São Paulo. A partir daí, o crescimento foi vertiginoso e, pelo sistema de franquia, as Escolas Fisk se espalharam por todo o Brasil e também países vizinhos.

Mr. Fisk dava aulas a particulares de inglês, chegando até mesmo a trabalhar como professor para algumas escolas, o que fez por poucos anos, quando finalmente decidiu criar sua própria escola, cujo material didático e método seriam inteiramente novos e originais.

Em 1951, foi o primeiro apresentador de cursos de idiomas com Escola de Inglês na TV Tupi e TV Rio. Mr. Fisk fez o papel de Mr. Pep, um professor que ensinava inglês para seus alunos, que eram na verdade atores.

Em 15 de outubro de 2003 foi homenageado Cidadão Paulistano pela Câmara Municipal de São Paulo.

Em abril de 2015, foi homenageado como 'Personalidade Privada do Franchising pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Surgem As Escolas Fisk

A primeira escola Fisk foi instituída em julho de 1958, com sua sede à Rua Francisca Miquelina, no Bairro da Bela Vista, em São Paulo.

Os planos do seu fundador visavam elaborar um método prático e completo de ensino que eliminaria de vez dificuldades mais comuns relacionadas ao aprendizado de um idioma. Criaria simultaneamente bases sólidas para que o aluno pudesse atingir o nível da conversação fluente do modo mais rápido e perfeito possível.

A pequena escola no bairro da Bela Vista, em São Paulo, cumpria sua finalidade. O método Fisk tornara-se conhecido e ganhava adeptos. Em vista disso, havia necessidade de mais escolas.

Mr. Fisk estabeleceu mais algumas filiais próprias na capital de São Paulo, mas percebeu que jamais poderia, pessoalmente, controlar todas as escolas que rapidamente se espalhavam pelos quadrantes do Brasil.

A única solução era autorizar pessoas em outros Estados a usar o nome Fisk, bem como seu método e material didático. Assim era criado o sistema de Escolas Autorizadas Fisk (Franchising), e nascia a maior rede de ensino da língua inglesa do Brasil.


Era evidente que tal empreendimento exigia uma retaguarda tanto administrativa quanto didática de grande envergadura, ou seja, um esquema de treinamento, publicidade, orientação administrativa e didática que fosse eficaz o suficiente para prover uma perfeita cobertura e assistência às necessidades de todas as escolas autorizadas, cujo número não parava de aumentar.

Assim, o Corpo Administrativo, unido ao Departamento Pedagógico, incumbiu-se de contratar e treinar um número cada vez maior de professores para as Escolas Fisk de São Paulo, dar treinamento intensivo semestrais às Escolas Autorizadas a fim de padronizar a atuação da mesma, garantindo êxito absoluta da rede e fornecer orientação geral sobre localização das escolas, sobre a publicidade envolvida em seu planejamento, relações públicas e à recepção de alunos; traçar as diretrizes que norteariam o elevado padrão de escola a que os professores deveriam ser submetidos, cedendo aos candidatos aprovados extensivo treinamento, e depois, quando já em suas atividades, uma constante supervisão para que os mesmos continuassem mantendo o excelente nível que se exige no desempenho da aula.

A empresa, apesar de ainda ser mais conhecida pelo inglês, também tem cursos de espanhol. Em 2011, a companhia iniciou uma plataforma de cursos profissionalizantes, seguindo o direcionamento de concorrentes. Ao contrário das rivais, no entanto, a companhia manteve a marca Fisk mesmo ao buscar outros segmentos.

A companhia, que pertence até hoje à Fundação que leva o nome de seu fundador, não fez parte da onda de fusões e aquisições do setor de educação, que fez redes como Yázigi e Wizard mudarem de mãos. No início da década, nomes como o empresário Carlos Wizard Martins, fundador da Wizard, chegaram a expressar interesse em comprar a marca.

Hoje, a Fisk tem mais de 800 unidades em todo o País, considerando todos os segmentos em que atua, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Segundo o ranking da associação divulgado em janeiro e referente ao ano passado, a companhia hoje seria a 20ª maior rede de franquias brasileira.

Morte

Mr. Fisk faleceu às 2h30 de segunda-feira, 25/02/2019, aos 96 anos, em São Paulo, SP. 

Fonte: Wikipédia e Estadão
#famososquepartiram #Richard Hugh Fisk #mrfisk

Nenhum comentário:

Postar um comentário

25/6 - Suspeição de Moro não anula toda a Lava Jato, diz jurista

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/eventual-suspeicao-de-moro-nao-anula-toda-a-lava-jato-diz-jurista Suspeição de Moro não  anu...