30/3 - Roberto Marinho quis demitir 17 jornalistas “comunistas”, diz documento do SN

FONTE:https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/roberto-marinho-quis-demitir-17-jornalistas-comunistas-diz-documento-do-sni/

                                         

Roberto Marinho quis demitir 17 jornalistas “comunistas”, diz documento do SNI





Publicado em 30 março, 2019 7:22 pm

Roberto Marinho e o general Figueiredo

Uma leva de documentos inéditos do Serviço Nacional de Informações (SNI) detalha o período em que a ditadura brasileira, acuada pela campanha internacional contra a tortura e as prisões de opositores, monitorou jornalistas.
O regime linha-dura de Ernesto Geisel demonstrava uma crescente preocupação com jornalistas e outros profissionais liberais.
Em 13 de março de 1976, uma lista com 127 nomes foi enviada ao comando do I Exército. Nomes como Mino Carta, Milton Coelho da Graça e Millôr Fernandes compõem a lista.
O mesmo documento registra ainda um episódio que revela a proximidade do dono da Rede Globo com a alta cúpula do regime.
Nele está dito que Roberto Marinho, “que inicialmente se mostrou incrédulo quanto à infiltração comunista no ‘complexo O Globo’’, manifestou aos militares a intenção de demitir 17 jornalistas.
Os jornalistas eram comunistas, segundo a ditadura.
Ainda segundo o despacho, as demissões não ocorreram à época a pedido do próprio Exército: um general aconselhou Roberto Marinho a não despedir os jornalistas, “a fim de aguardar os trabalhos de ação psicológica, com o propósito de desmoralizá-los”.
Integrante do grupo de jornalistas monitorados, Milton Coelho da Graça lembra que o Globo estava “cheio de agentes responsáveis por passar informações à polícia e ao serviço secreto”. (…)

Acompanhe as publicações do DCM no Facebook. Curta aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

25/6 - Suspeição de Moro não anula toda a Lava Jato, diz jurista

FONTE: https://www.terra.com.br/noticias/eventual-suspeicao-de-moro-nao-anula-toda-a-lava-jato-diz-jurista Suspeição de Moro não  anu...